Todos nós, temos na lembrança, retornos recebidos que nos deixaram chateados. Não é, mesmo? Pois é… acontece! Também, possivelmente já demos feedbacks que não foram humanizados, onde deixamos o outro pouco satisfeito com o nosso posicionamento!
Então, se formos “ao pé da letra”, o significado de feedback, é isso aí: retorno da informação ou do processo! É o efeito da informação que estamos passando.
Dar e receber feedback, não é tarefa nada fácil! Até porque, muitas vezes é confundido com “elogio” ou “crítica”, e para que possamos descontruir este conceito, e até sentimento que muitas vezes é enraizado, podemos utilizar algumas técnicas.
Na HunterCo, todos nossos candidatos recebem feedback, e por isso trouxemos técnicas que utilizamos nos processos, para potencializar e fortalecer o relacionamento dos candidados com sua marca empregadora!
Quer alcançar esse objetivo de dar e receber feedback´s humanizados? Então continua lendo, que nós vamos chegar lá!
Qual o benefício do feedback humanizado?
Sem dúvidas, é contribuir para uma comunicação clara, transparente e que tenha objetivos comum, tornando o ambiente favorável, para obtermos retornos esperados, e ou que surpreendam nossa expectativa. E isso, só se consegue, com estabelecimento de confiança de reciprocidade.
Por isso, que humanizar o processo de feedback é de tamanha importância e relevância! Todos ganham, com aprendizado, desenvolvimento contínuo e fortalecimento das relações.
Antes ainda, de mencionarmos as técnicas para alcançarmos o objetivo de dar e receber um feedback humanizado, vale destacar também, um termo que não é tão usual o Feedforward! Já ouviu falar?
Criado por Marshall Goldsmith, o feedforward significa “olhar para a frente” ou “avançar”. Focado em melhorar o futuro, serve como orientação preventiva, com foco no futuro e suas possibilidades. A sua aplicação é baseada na orientação das pessoas sobre as habilidades que devem ser desenvolvidas, ou seja, a sua função é buscar otimizar e valorizar o potencial de cada indivíduo.
Confira as técnicas para desenvolver pessoas no feedback:
- Quebre o gelo: Não vá de cara falando sobre as questões que incomodam ou atrapalham, pergunte primeiro sobre a família ou um curso que ele está fazendo. Tente criar um clima inicial favorável.
- Seja sincero e leal: Por mais que seja delicado para alguns apontar as falhas de pessoas, isso deve ser feito. Mas é claro que de uma forma sutil, individual e humanizada, e que jamais tenha a intenção de constranger/intimidar.
- Comece pelos pontos fortes: Enalteça suas habilidades, competências, atitudes e como isso contribui nos relacionamentos e resultados da equipe.
- Como trazer os pontos a desenvolver: O segredo é tratar essas eventuais falhas como pontos a melhorar e sinalizar que você está disposto a ajudá-lo a desenvolver essas melhorias, com elaboração de um Plano de Ação.
Ah! E vale ressaltar, que para darmos e recebermos feedback humanizado, também é de suma importância, estarmos em uma escuta ativa, para que a confiança seja de fato estabelecida. Como também, neutralizar o nosso ego, para que possamos olhar e perceber o outro como um todo, e não apenas em partes isoladas.
Com treino, estudo, auto avaliação, empatia, e vontade de fazer a diferença vamos nos desenvolvendo, aprimorando as técnicas, para que, assim, possamos alcançar o desejado Feedback humanizado!
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